David Ameixa – A fundação dos CS Portugal

Fundador dos CS Portugal no final da década de 90, David Ameixa foi também um dos primeiros impulsionadores deste grupo juntamente com a saudosa família Uhler –  O David é uma figura incontoanável da nossa pequena história.
À cerca de uma década o David mudou-se para Barcelona por motivos profissionais mas continua a surfar por Portugal sempre que encontra tempo livre entre os seus compromissos profissionais… Numa dessas oportunidades em que passava férias em Portugal fomos à conversa com ele entre um tempo excelente de ondas na Arrifana.

1) David o que fazes hoje em dia?
Trabalho em Barcelona, Espanha, na industria farmacêutica.

2) Consegues ir ao mar com alguma frequência?
De vez enquando em Barcelona, e sempre que vou a PT. Faz parte do meu equilibrio como pessoa ir ao mar apanhar umas ondas.

3) Recordas-te como começou o movimento dos CS em Portugal?
Claro que sim! Deus usou um momento complicado na minha vida em que tinha que tomar grandes decisões. Em vez de me concentrar em mim, decidi ir servir a outros. Durante uma campanha de ajuda a toxicodependentes, conheci a um jovem inglês (que era parte da equipa de ajuda) que era dos CS UK – tinha uma t-shirt dos CS o que me fez preguntar… Estavamos em 1997/98… Mais tarde, procurei na net e entrei em contacto com o Brett Davies dos CS Australia que me enviou algum material e me deu algumas indicações… Comecei a contactar alguns amigos surfistas cristãos que tambem conheciam a outros surfistas cristãos… A bola de neve foi crescendo… Em 98 fui à conferencia dos CS UK. Nesse mesmo ano o Brett veio a PT a conhecer a malta e a Igreja. Em 2000 fui a Santa Cruz (EUA) à 1a conferencia Internacional e assim começou tudo… CSPortugal passava a formar parte do 1o movimento Internacional… A CSI. Alguns nomes que estiveram no inicio: Joao Elyseu, Vince Alves, Marty Uhler, Miguel Rodrigues, Joao Medeiros…

4) Foste um elemento sempre presente na vida dos CS desde a sua formação até 2005, altura que te mudaste para Barcelona – De todas as experiências que partilhaste connosco e tantos momentos divertidos existe algum episódio em particular que te recordes?
Mudei para BCN em 2005 mas nao deixei de ser parte dos CSI (a minha ajuda agora é outra) – lembro-me dos primeiros acampamentos no Sul, sempre com altas ondas e muitos momentos bons com amigos, e nas primeiras reuniões na casa dos Uhlers, com momentos simples de louvor e amor fraternal. Recordo tambem uma reunião dos CSP na Ericeira, no antigo surf camp de Ribeira onde, por “coincidência” estive pois estava de férias em PT… Lembro-me da malta e de varias caras novas… Foi como a confirmação dos CSP varios anos após estar em BCN e fiquei muito agradecido e honrado por poder ser parte deste movimento.

5) Para terminar alguma mensagem para os CS Portugal?
Deus abençoa a obra do trabalhador fiel – os CS são um movimento de Deus e Ele nos abençoará e cumprirá as suas promessas se nos mantemos fiéis à sua palavra e ensinamentos. Keep on riding God’s word & waves!